INCT Caleidoscópio realiza Conferência Livre “Permanência da Discussão sobre Gênero na Ciência”
Na próxima quarta-feira (13/03), das 9h às 18h, acontecerá a Conferência Livre "INCT Caleidoscópio: Permanência da Discussão sobre Gênero na Ciência". O evento ocorrerá em formato online, com transmissão a partir da UnB, terá três mesas e soma-se às discussões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). A temática da Conferência surgiu após participação de pesquisadoras do INCT Caleidoscópio na Conferência Livre "Programa INCT", realizada pelo CNPQ com os 58 INCTs aprovados na última chamada pública para novos Institutos.
"Nesta Conferência Livre promovida pelo INCT Caleidoscópio, procuramos criar um espaço para pautar e adensar a discussão sobre a necessidade de um debate permanente sobre gênero e ciência nas instâncias ou com as instâncias de fomento à ciência no país, como o próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para o evento, convidamos não só as gestoras e coordenadoras de projetos em andamento do INCT Caleidoscópio, porque queremos também aproveitar essa oportunidade para resumir o que fomos capazes de realizar no primeiro ano de existência de INCT, mas também parceiras de outras instituições, como a Rede Andorinhas e a Rede Brasileira de Mulheres na Ciência. Como resultado dessa Conferência Livre esperamos pautar o tema no próprio contexto da Conferência Nacional em junho", explica Viviane Resende, coordenadora do INCT Caleidoscópio.
Pela manhã, às 9h, na primeira mesa "Realizações do primeiro ano (2023) do INCT Caleidoscópio" as pesquisadoras do Comitê Gestor do INCT Caleidoscópio apresentarão os avanços alcançados no primeiro ano de existência do INCT, nas frentes de ação: 1) Observatório Sul Sudeste, com apresentação de Joana Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; 2) Incubadora Social Norte Nordeste e Amazônia Legal, com apresentação de Dolores Galindo, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG; 3) Caleidoscópio Enredado nas Escolas Centro-Oeste, com apresentação de Elizabeth Ruano, da Universidade de Brasília - UnB. Na segunda mesa, às 11h, haverá o lançamento do primeiro Boletim do INCT Caleidoscópio, com apresentação de Karla Bessa, Universidade de Campinas - Unicamp. As mesas terão mediação de Viviane Resende (UnB) e relatoria de Maria Carmen Gomes (UnB).
Já na terceira mesa "Permanência da discussão sobre gênero na ciência" , às 15h, ouviremos as experiências de Ana Veiga (UFPB/ANPUH), Márcia Barbosa (MCTI), Miriam Grossi (UFSC), Patrícia Valim (UFOP/RBMC/Rede Andorinhas), tendo como mediadora Maria Margaret Lopes (USP), como debatedora Betina S. Lima (CNPq) e como relatora Elizabeth Ruano (UnB).
INCT Caleidoscópio
Criado em 2022, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o INCT Caleidoscópio: Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências, atua na produção de conhecimentos e promoção de práticas inovadoras para o enfrentamento às violências e desigualdades de gênero e para fortalecer a inclusão das mulheres na ciência.
O INCT Caleidoscópio reúne grupos de pesquisa de 24 instituições das cinco regiões do país e desenvolve trabalho em quatro frentes: observatórios de indicadores de violências e vulnerabilidades que atingem mulheres no contexto acadêmico; incubadoras sociais com quadros universitários e da sociedade civil; tecnologias sociais e de comunicação e informação como subsídios para políticas públicas; e política de divulgação científica acessível voltada ao debate sobre a importância das mulheres na ciência e do conhecimento científico na vida delas.
Até o momento, o INCT já implementou dois pilotos: um observatório nas regiões Sul e Sudeste e uma incubadora social abrangendo as regiões Norte, Nordeste e o território da Amazônia Legal.
Participam da Conferência Livre como expositoras/debatedoras:
Ana Veiga - UFPB, Associação Nacional de Pesquisa em História
Betina S. Lima - CNPq Analista em Ciência e Tecnologia
Dolores Cristina Galindo - UFCG, Comitê Gestor INCT Caleidoscópio
Elizabeth Ruano-Ibarra - UnB, Comitê Gestor INCT Caleidoscópio
Joana Maria Pedro - UFSC, Comitê Gestor INCT Caleidoscópio
Karla Bessa - Unicamp, Coordenação INCT Caleidoscópio
Maria Carmen Gomes - UnB, Comitê Gestor INCT Caleidoscópio
Maria Margaret Lopes - USP, Comitê Gestor INCT Caleidoscópio
Miriam Grossi - UFSC, ex-presidenta da SBPC
Patrícia Valim - UFOP, Rede Brasileira de Mulheres na Ciência, Rede Andorinhas
Roberta Peixoto - Chefe de Gabinete do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
Silvia Lucia Ferreira - UFBA, Comitê Gestor INCT Caleidoscópio
Viviane de Melo Resende - UnB, Coordenação INCT Caleidoscópio
Público alvo: pesquisadoras/es, docentes, discentes e demais pessoas com interesse na discussão sobre gênero e ciências.
Mediadoras: Viviane de Melo Resende e Maria Margaret Lopes
Debatedora: Betina S. Lima
Relatoras: Elizabeth Ruano e Maria Carmen Gomes
Divulgação:
*Por Inara Fonseca, publicado originalmente no site do INCT Caleidoscópio.