Pesquisadoras e Projetos


Cláudia Maia (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

TÍTULO DA PESQUISA: Observatório Norte-mineiro de violência de gênero

RESUMO: A violência de gênero é um fenômeno histórico que atinge mulheres de todas as classes, raças e gerações. Apesar dos instrumentos criados para seu enfrentamento, pesquisas mostram seu constante aumento e a necessidade de análises interseccionais e regionais para a melhor compreensão desse fenômeno e maior eficácia das políticas públicas em sua erradicação. Este projeto tem por objetivo geral criar um Observatório permanente para acompanhar e analisar a violência de gênero, especialmente contra mulheres no norte de Minas, com vistas a aprofundar o conhecimento desse fenômeno na região, auxiliar o aprimoramento das ações da Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulheres e fornecer dados para a pesquisa acadêmica. A Rede foi formada com a participação de setores da Segurança Pública, Judiciário, Sociedade Civil e Universidade. Contudo, ainda enfrenta o desafio de efetivar o fluxo de atendimento e o acesso a análises estatísticas multivariadas e interseccionais da violência para melhor orientar suas ações e a proposição de políticas públicas. Assim, o problema que orienta esta pesquisa é entender quais as dimensões e especificidades da violência de gênero contra mulheres em Montes Claros? Como se constituiu a Rede e qual a sua efetividade no atendimento às vítimas e na redução dos índices de violência? A metodologia adota uma abordagem qualitativa e quantitativa: na primeira, serão feitas análises de documentos produzidos pela Rede e entrevistas de História Oral com agentes dos serviços que integram a Rede e com mulheres atendidas; na segunda será feito o levantamento de dados em registros gerados pelas Polícias Militar e Civil e pelo Centro de Referência no Atendimento a Mulher; os dados serão tratados a partir de análises multivariadas. O lócus da pesquisa é o município de Montes Claros no período de 2013-2023. Espera-se que os conhecimentos decorrentes desta pesquisa auxiliem a implantação/aperfeiçoamento de políticas públicas de contenção da violência às mulheres

ÓRGÃO FINANCIADOR: FAPEMIG e CNPq

Daiane Silveira Rossi (Currículo Lattes)

Instituição: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Universidade Franciscana (UFN)

TÍTULO DA PESQUISA: Mulheres nas ciências: profissionalização e trajetórias cientificas (Rio de Janeiro - DF, 1940-1960)

RESUMO: A investigação tem como objetivo analisar a trajetória profissional de mulheres que atuaram como pesquisadoras em instituições cientificas no Rio de Janeiro (Distrito Federal) entre as décadas de 1940, marcada pela ampliação do ensino superior, sobretudo a partir da criação da Universidade de São Paulo e da Universidade do Brasil em anos anteriores, e a década de 1960, em que se destaca a formulação de mecanismos institucionais na definição de critérios para atividade científica. Trata-se de um grupo pioneiro em termos de escolaridade em nível superior que possibilitou a realização de uma carreira técnico-cientifica em diversas áreas de atuação, especialmente na física, química, biologia, matemática, ciências sociais, pedagogia e geografia.

ÓRGÃO FINANCIADOR: FAPERJ

Ileana Wenetz (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

TÍTULO DA PESQUISA: Mulheres da Educação física universitária no Brasil e na Argentina

RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo compreender especificidades da participação feminina nos processos de legitimação da educação física no âmbito universitário no Brasil e na Argentina. Com esse objetivo procuramos algumas particularidades do âmbito acadêmico, ingresso e permanência da educação física e como esses processos atravessaram diferentes tendências em ambos países. Apesar disso, ambas estão atravessadas por questões de gênero. Utilizaremos entrevistas narrativas de mulheres que vêm ocupando posições de destaque seja nas suas produções bibliográficas, cargos de gestão ou representações políticas importantes no seu país.

Joana Maria Pedro (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

TÍTULO DA PESQUISA: MANDONAS: memórias, políticas e feminismos no Cone Sul (1980-2020)

RESUMO: A História das Mulheres é recente, data da segunda metade do século XX. Embora seja um sucesso editorial na disciplina História, é rara a presença de mulheres protagonistas. Mulheres que assumem liderança, são costumeiramente chamadas de Mandonas. Este termo pretende desqualificá-las, questionando a sua feminilidade. Quem são estas mulheres que chamamos de Mandonas? São lideranças? A pesquisa pretende narrar a trajetória de mulheres que se tornaram lideranças em diferentes campos no Cone Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai): na política, na religião, na educação, na arte, nos movimentos sociais, nas universidades, no campo (no sertão) e nas cidades, na arte, no feminismo e no anti-feminismo. Perceber sua atuação nas eleições, nas igrejas, nos diversos tipos de feminismos e de anti-feminismos, nas redes sociais e no ensino de História. Acompanhá-las nos espaços considerados de direita, de centro e de esquerda. Construir verbetes com seus nomes, divulgar suas trajetórias, trazer novas personagens para a História e, também, novas fontes para a História das Mulheres, através da implementação do acervo do LEGH – Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC. As fontes serão buscadas na internet, em bibliotecas, livrarias de livros antigos e usados, acervos e arquivos públicos e privados; além da realização e transcrição de entrevistas utilizando a metodologia da história oral. Memórias, políticas e feminismos são categorias centrais deste projeto, desdobrando-se nas seguintes categorias de análise: mulheres, interseccionalidades, religiosidades, artivismos, anti-feminismos, movimento de mulheres, emoções e etnografias.

ORGÃO FINANCIADOR - CNPQ

Lorena Almeida Gill

Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

TÍTULO DA PESQUISA: Assédio moral e sexual na UFPel

RESUMO: O assédio moral e sexual tem sido presente em todas as esferas da sociedade. Nesta pesquisa interessa observar estes casos dentro da UFPel, já que muitas vezes tais práticas não são denunciadas no ambiente universitário, mesmo que existam espaços que poderiam ser acionados, como as ouvidorias. A fase inicial da pesquisa teve o objetivo de observar se existia o sentimento de assédio moral e sexual por parte dos acadêmicos, egressos, professores, técnicos administrativos, trabalhadores públicos e terceirizados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Após um primeiro levantamento feito através do google forms, a partir do qual mais de 400 pessoas contaram sobre casos vivenciados ou presenciados, se passará às entrevistas, através da metodologia da história oral temática.

Luciana Rosar Fornazari Klanovicz (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR)

TÍTULO DA PESQUISA: UTFeMENINAS

RESUMO: O projeto UTFeMENINAS pretende estabelecer uma interface entre estudantes da graduação dos cursos da UTFPR com as estudantes da rede estadual de ensino de Guarapuava/PR, realizar oficinas de preparação/formação sobre a temática "Gênero, Mulheres e Educação Tecnológica", e desenvolver estudo sobre o perfil educacional de estudantes secundaristas da Rede Estadual de Ensino Público de Guarapuava/PR. A proposta articula parceria entre o Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero (CIEG), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), por meio de convênio já institucionalizado, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Guarapuava.

ÓRGÃO FINANCIADOR: Fundação Araucária.

Mareli Eliane Graupe (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

TÍTULO DA PESQUISA: GÊNERO, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: práticas e políticas públicas

RESUMO: Este projeto tem como objetivo pesquisar sobre violências de gênero, políticas públicas de gênero na educação básica com foco na educação infantil e na formação de professoras, educação e saúde. É um macroprojeto do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL) que abriga outros projetos: 1) Violência educacional ; 2) Violências de gênero na Serra Catarinense; 3)Políticas públicas de gênero na educação básica com foco na educação infantil e na formação de professoras; 4) Educação e saúde 5) Violências de gênero contra as mulheres e pessoas LGBTQIAP+. 6) Violências de gênero no ensino superior.

Maria Beatriz Nader (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

TÍTULO DA PESQUISA: Mulheres negras cientistas no Brasil

RESUMO: Trata-se de uma investigação científica sobre mulheres cientistas no Brasil, com especial atenção às violências de cunho histórico e simbólico direcionadas às mulheres pretas. A intenção é explorar sucintamente o tema da trajetória histórica do feminismo negro no Brasil em face de preconceitos coloniais impostos ao corpo negro e o tema da participação de docentes negras no ensino superior enquanto realidade em construção. A análise da participação na produção de conhecimentos científicos por parte de mulheres negras exige o apoio teórico na questão das relações raciais e de gênero. Buscando alcançar o objetivo proposto, será realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória.

Maria Conceição da Costa (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade de Campinas (Unicamp)

TÍTULO DA PESQUISA: Produção do conhecimento e precariedade: relações de gênero e ciência em tempos de doenças no Brasil e na França

RESUMO: A área de saúde aumentou o numero de publicações sobre a epidemia, covid 19 . Entretanto, a participação de mulheres na pesquisa sobre vacinas ainda é baixa. O exame da literatura de pesquisa de implementação revela que a atenção ao sexo e ao gênero ainda não se infiltrou nos métodos de pesquisa neste campo e tampouco como consumidoras por excelência de novos fármacos de acordo com o local onde sao consumidas vacinas e ou onde sao produzidas. Em resumo, a questão das vacinas no que se refere tanto nos laboratórios quanto na aceitação tem um recorde de gênero não desprezível.

ÓRGÃO FINANCIADOR: CNPq

Maria Cristina Gobbi

Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP)

TÍTULO DA PESQUISA: Enciclopédia Digital do Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA) - Seção: MULHERES na Comunicação

RESUMO: Tratar do panorama da comunicação na região através da produção das mulheres é o redescobrimento de complexas polêmicas, problemáticas diversas que vem sendo postergadas e de genealogias e afetos que interconectam campos e linhas de pensamento. Muitas vezes antagônicas, mas calcadas em tradições culturais diversas e baseadas nas práticas comunicativas e nas experiências individuais de quem produz e consome comunicação. "Do silenciamento à palavra: a presença da mulher nos estudos em comunicação na América Latina e a Agenda 2030", etapa anterior, contemplada pelo Processo Fapesp: 2019/26715-2, demonstrou que no âmbito específico da informação e da comunicação, no período de 1959 a 1999, com o apoio do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (Ciespal), há diversos estudos de mulheres que tratam sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA). Desenvolvidos em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela, tais contribuições, em grande parte ainda invisibilizadas, estão focalizadas entre as décadas de 1960 e 1970, porém são pouco (re)conhecidas e referenciadas na área. A chegada do Ciespal na cidade Quito, no Equador, em 1959, marcou um ciclo importante de mudanças dos estudos e da produção em comunicação, como a proposição de novos programas universitários de formação de comunicadores, se convertendo em um ponto-chave da pesquisa comunicacional crítica, inspirada ainda na Teoria da Dependência (TORRICO, Erick 2015). Do mesmo modo, houve um estímulo à interdisciplinaridade e a utilização de métodos quati-qualitativos de investigação, objetivando a elaboração de um marco conceitual com características que atendessem as demandas da região (CIESPAL, 1973). Todo esse denso cenário comunicativo e a invisibilidade da produção das mulheres na região estimularam a proposição de um projeto de continuidade. Com o título Enciclopédia Digital do Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA) - Seção: MULHERES na Comunicação, tem como objetivo central visibilizar os resultados do projeto que está sendo encerrado, dinamizando os processos de recuperação e de disseminação da informação. A proposta é a criação de um espaço digital (web) para que pesquisadoras/es, professoras/es, estudante de graduação, de pós-graduação e demais interessados na área possam ter conhecimento dos trabalhos (livros, textos, entrevistas, sites, blogs, imagens, áudios etc.) produzidos pelas pesquisadoras, formando uma grande base de dados, de acesso público e gratuito. Tal aporte, desenvolvido através de verbetes comunicacionais, possibilitará a interação mais ágil com a bibliografia (facilitando, principalmente, a pesquisa acadêmica). É possível afirmar que as teorias comunicacionais na América Latina apresentaram-se como um conjunto de saberes ainda em processo de estudos e de legitimação sobre os problemas teóricos e metodológicos da comunicação. Porém, ainda não teve força suficiente para construir novos modelos engajados com as necessidades latino-americanas. Assim, é nessa utopia "real" que se insere esta pesquisa, que busca nas contribuições das mulheres, (re)desenhar o mapa cognitivo do pioneirismo comunicativo latino-americano. Palavras-chave: América Latina, Comunicação, Mulher, Enciclopédia Digital, Cultura Comunicacional, História da Comunicação

ÓRGÃO FINANCIADOR: FAPESP

Monica Santos Dahmouche (Currículo Lattes)

Instituição: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância - Museu Ciência e Vida

TÍTULO DA PESQUISA: A voz delas - estudo sistemático de ações de promoção de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e computação

RESUMO: Ao longo da última década, temos visto diversas ações afirmativas em torno das questões de gênero que afetam a vida de meninas e mulheres na ciências exatas. No Brasil, o desenvolvimento de políticas públicas com esse fim teve início em 2013 pelo CNPq, seguido por outras instituições. Esta proposta se apoia em iniciativas desenvolvidas no RJ, que têm em comum a promoção da participação de meninas em STEM por meio de diversas ações de Educação e Divulgação Científica. Propõe-se um estudo sistemático focado em tais iniciativas e que, ao fim ofereça um retorno dessas ações como referência para implementações de caráter amplo e contínuo. As participantes da pesquisa são as estudantes da Educação Básica egressas de dez projetos que integram a Rede Mulheres em STEM do RJ. Pretende-se investigar como os projetos interferiram nos vieses de autoeficácia e autosseleção das meninas e que caminhos trilharam quanto às escolhas profissionais. A pesquisa contemplará também as professoras participantes dos projetos, a fim de identificar possíveis influências que eles tenham exercido sobre elas e em suas práticas pedagógicas. As universitárias, bolsistas de IC, também serão investigadas quanto à influência dos projetos em suas vidas pessoais e profissionais. Embora, a literatura possua diversos artigos sobre projetos frutos das políticas públicas do CNPq, eles não exploram o papel das professoras da educação básica e da universitárias em seu desenvolvimento. Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais pretendemos investigar a influência dosprojetos na vida das participantes, no contexto pessoal e profissional. Espera-se que a pesquisa, 10 anos após a primeira chamada, possa contribuir para a composição de ações de políticas públicas que, de forma abrangente e contínua, incentivem as jovens a optarem por carreiras em exatas com vistas a termos um mercado de trabalho mais diverso, com equidade de gênero nas mais diversas manifestações interseccionais e plurais.

ÓRGÃO FINANCIADOR: CNPq

Neiva Furlin (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

TÍTULO DA PESQUISA: Mecanismos institucionais para a defesa dos direitos das mulheres em universidades brasileiras: contribuições para a superação de desigualdades e violências

RESUMO: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania da UNOESC e pretende averiguar se as universidades brasileiras têm criado mecanismos institucionais de defesa aos direitos das mulheres, isto é, para o enfrentamento de processos de violência e práticas sexistas no meio acadêmico. Alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas é o 5º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela Agenda 2030 da ONU. Desse modo, verificar se as universidades criam políticas específicas para enfrentar processos de violência, sexismo e discriminação que ameaçam os direitos das mulheres torna-se significativo para evidenciar qual é a sua contribuição para a promoção de uma educação pautada na cultura da paz, da não violência e da igualdade, como acena os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, o objetivo central desse estudo é mapear os mecanismos institucionais criados em universidades brasileiras para a defesa dos direitos humanos das mulheres, analisando suas finalidades e ações para o enfrentamento de processos de violência e de discriminação e para a promoção de uma cultura de equidade e justiça social. Trata-se de estudo qualitativo, do tipo exploratório, documental e analítico, cujos dados serão levantados por meio da consulta aos sites das universidades e documentos. Utiliza-se do método hermenêutico-dialético (MINAYO, 2014) para a análise dos dados, tendo como base as proposições dos tratados internacionais sobre os direitos humanos das mulheres e os referenciais teóricos acerca do patriarcado (SAFFIOTI 2015; HOOKS, 2018); Gênero (SCOTT, 2019; LAURETIS 2019), equidade de gênero (LAGARDE, 1996), nas concepções que envolvem as relações de poder, segundo a contribuição epistemológica das teorias feministas.

Palavras-chave: Universidades, Mecanismos institucionais, Direitos das mulheres, Violências.

ÓRGÃO FINANCIADOR:CNPq

Paula Regina Costa Ribeiro (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

TÍTULO DA PESQUISA: Corpos que TRANSitam no espaço escolar

RESUMO: O Brasil figura entre os países com altas taxas de homicídios e outras violências praticadas contra sujeitos LGBTI+. Esse dado está configurado como um problema mundial e deve ser enfrentado por meio de política pública transnacional. Sinais desta política encontram-se na Agenda 2030, em mais de uma de suas metas. Entretanto, sem dados sobre a população de estudantes que são alvos das violências referidas; sem dados nem leituras mais aprofundadas sobre os reflexos destas violências, entre eles, a descontinuidade da escolarização expressa por meio do descompasso idade/série, da evasão, de processos de indução ao abandono escolar, como tornar efetivas as metas da Agenda? Em consideração a esta questão, o projeto de pesquisa em tela intenta mapear escolas e sua população LGBTI+ e investigar a produção discursiva de profissionais da educação sobre estudantes trans. Metodologicamente, propõe-se a realização de um estudo de natureza exploratório-discursiva, com uso de análise de documentos, questionário, entrevistas e grupo de discussão com profissionais da educação das escolas. Tomar-se-á como campo de investigação escolas de municípios de três regiões brasileiras e do distrito de Braga/Portugal. Adotar-se-á pressupostos dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós- estruturalistas, e contribuições de obras de Michel Foucault. A partir das perspectivas assinaladas, os conceitos sexualidade e gênero são compreendidos como constructos históricos, sociais e culturais, produzidos em meio a relações de poder/saber e de práticas discursivas. A produção analítica será sustentada em ferramentas das análises discursivas a partir da perspectiva foucaultiana. Espera-se que a pesquisa contribua com a produção de dados e informações sobre a população LGBTI+ e suas existências em escolas de regiões de dois países, contribua para a promoção de discussões no interior das escolas e para o fortalecimento do conhecimento científico na área.

ÓRGÃO FINANCIADOR: CNPq

Sinara München (Currículo Lattes)

Instituição: Universidade Federal Da Fronteira Sul (UFFS)

TÍTULO DA PESQUISA: A TEMÁTICA MULHERES NA CIÊNCIA: UM ESTUDO NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

RESUMO: Este projeto tem como objetivo investigar a inserção da temática Mulheres na Ciência no âmbito do Ensino e da formação de professores de Ciências da Natureza. A abordagem da pesquisa tem caráter qualitativo e será desenvolvida a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental. A análise descritiva e a Análise de Conteúdo orientarão a sistematização dos resultados de forma qualitativa, baseada nos materiais textuais obtidos com os instrumentos de pesquisa. Com esse projeto pretende-se aprofundar o entendimento acerca da inserção do tema das mulheres na ciência frente ao ensino e à formação de professores de Ciências da Natureza.

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